Siga-nos em nosso twitter: @tvabaetetuba

terça-feira, 19 de outubro de 2010

Concursados fazem novo protesto por nomeações

A nomeação de todos os concursados aprovados em concursos realizados pelo Estado, mas ainda não chamados para assumir suas funções em 25 órgãos do governo será cobrada hoje (19) em passeata de protesto pelas ruas do centro de Belém. Cerca de 6 mil concursados ainda amargam angustiante espera, ouvindo sempre do governo a mesma desculpa: não há recursos para absorver os novos trabalhadores. A concentração dos manifestantes será às 9 horas, na Praça Santuário de Nazaré.

Segundo o presidente da Associação dos Concursados do Pará (Asconpa), José Emílio Almeida, a principal reivindicação da categoria é a nomeação de todos, sobretudo os aprovados dentro do número das vagas ofertadas, os quais já somam hoje, mais de cinco mil pessoas.

Há carência desses trabalhadores em órgãos importantes do governo, como as secretarias de Educação (Seduc) e Saúde (Sespa), Polícia Civil e Santa Casa. “O governo alega falta de recursos, porém contratou milhares de temporários, o que contraria o que está sendo dito”, critica Emílio Almeida.

No último final de semana, três dirigentes da Asconpa, Thiago Barbosa, Amilson Pinheiro e o próprio Almeida, convidados pela assessoria da governadora Ana Júlia Carepa, estiveram reunidos com os secretários estaduais de Governo, Edilson Rodrigues, e de Orçamento e Finanças, José Júlio Ferreira.

PROMESSA

Almeida propôs aos representantes da governadora que todos os 5.800 concursados sejam chamados até o dia 31 de outubro. O secretário de Planejamento, José Júlio, garantiu que o problema será resolvido até o final deste ano, quando todos os concursados serão nomeados, uma vez que a situação orçamentária do governo já permite que isso seja feito.

O governo também acenou com a possibilidade de antes do final de outubro serem chamados pelo menos 300 técnicos em Educação, aprovados no concurso C-125, da Seduc. José Júlio disse que os aprovados terão seus nomes publicados no Diário Oficial do Estado. Além destes, também serão convocados os aprovados nos outros órgãos.

Porém, todas essas informações serão definidas apenas na próxima sexta, dia 22.

A Asconpa aguarda ser chamada para uma reunião com o candidato do governo Simão Jatene, a quem pretende expor o problema. O tucano sabe que a questão é delicada e precisa dar uma resposta aos concursados. Em caso de eleição, Jatene teria um grande problema pela frente. A reunião com ele deve ocorrer ainda esta semana.

Fonte: Diário do Pará

Nenhum comentário:

Postar um comentário